contatos:
Ceratocone: Por que coçar os olhos pode deformar sua córnea e prejudicar a visão

Ceratocone: Por que coçar os olhos pode deformar sua córnea e prejudicar a visão

Parece um hábito inofensivo: sentir uma coceira e esfregar os olhos com força para aliviar. Porém, esse gesto repetitivo pode ser o gatilho para uma doença grave e progressiva chamada Ceratocone.

Na Clinica Sempre Visão, recebemos frequentemente pacientes jovens preocupados porque "o grau do óculos não para de aumentar". Muitas vezes, o diagnóstico é o Ceratocone. Neste artigo, vamos explicar por que isso acontece, como parar a progressão da doença e evitar o transplante de córnea.

O que é o Ceratocone?

A nossa córnea deve ser redonda e lisa, como a lente de uma câmera ou uma bola de basquete. No Ceratocone, a estrutura da córnea fica fraca e fina, e ela acaba se projetando para frente, assumindo o formato de um cone (daí o nome).

Essa deformação causa uma distorção severa na visão, gerando o que chamamos de astigmatismo irregular. Diferente do astigmatismo comum, este é mais difícil de corrigir com óculos simples.

Sinais de Alerta: Quando Procurar o Médico?

O Ceratocone costuma aparecer na adolescência ou no início da vida adulta. Fique atento se você notar:

  • Mudança frequente de grau: Seus óculos parecem ficar "fracos" a cada 6 meses.
  • Visão de "fantasmas": Ao olhar para letras ou luzes, você vê uma sombra ou duplicação da imagem.
  • Alta sensibilidade à luz (Fotofobia): Dificuldade para dirigir à noite ou sair ao sol.
  • Coceira intensa: Uma vontade incontrolável de coçar os olhos (muitas vezes ligada a alergias).

Existe Tratamento? Como Evitar o Transplante?

Sim! Antigamente, muitos casos terminavam em transplante de córnea. Hoje, com a tecnologia da Clinica Sempre Visão, conseguimos estacionar a doença e reabilitar a visão na grande maioria dos casos.

Crosslinking (Para Estagnar)

O freio da doença.

Um procedimento que usa vitamina B2 e luz ultravioleta para endurecer a córnea, impedindo que ela continue se deformando. É fundamental realizar o quanto antes.

Anel Corneano (Para Corrigir)

Também conhecido como Anel de Ferrara.

Pequenos segmentos de arco implantados dentro da córnea para regularizar sua curvatura, melhorando a visão e facilitando o uso de lentes ou óculos.

Para casos onde a visão não melhora com óculos, utilizamos Lentes de Contato Rígidas ou Esclerais, que oferecem uma nitidez impressionante.

Como Descobrir se Tenho Ceratocone?

O exame de vista comum (refração) pode levantar a suspeita, mas o diagnóstico definitivo é feito com a Topografia ou Tomografia de Córnea. Esses exames criam um mapa de calor da superfície do seu olho, mostrando exatamente onde estão as deformações, mesmo em estágios iniciais.

Você coça muito os olhos ou seu grau mudou rápido?

Agende sua Topografia de Córnea

Dúvidas Frequentes

Ceratocone leva à cegueira?

O ceratocone não causa cegueira total (escuridão completa), mas sem tratamento, pode levar a uma perda de visão severa que impede uma vida normal, exigindo transplante de córnea para reabilitação.

Quem tem ceratocone pode fazer cirurgia a laser (LASIK)?

Não. A cirurgia refrativa a laser (LASIK/PRK) remove tecido da córnea. Como a córnea do ceratocone já é fina e fraca, esse procedimento é contraindicado pois pode agravar a doença. O tratamento deve ser Crosslinking ou Anel.

O que faço se meu olho coçar muito?

Nunca coce! Use compressas frias ou colírios lubrificantes gelados para aliviar. Se a coceira for por alergia, seu oftalmologista prescreverá colírios antialérgicos específicos para controlar o sintoma.